(RE)VISITAR O PORTO: a Cidade e as suas funcionalidades.

No  âmbito do projeto DAC  que integrou as disciplinas de Geografia e Inglês, a turma D do 11º ano dinamizou uma visita guiada pela cidade do Porto como resultado de todo um trabalho de natureza curricular previamente  planeado e trabalhado em contexto de sala de aula.



Após uma investigação teórica e a realização de trabalho de campo exploratório,  os alunos delinearam e realizaram um percurso pedestre pela cidade com o objetivo de (re)conhecerem edifícios, ruas, monumentos que integram a cidade de hoje mas são ainda evidências de um passado histórico e de uma dinâmica atual do Porto. No decorrer do percurso, cada aluno compartilhava com os restantes alunos e professoras as informações retiradas das respetivas pesquisas, feitas previamente em contexto de sala de aula. Ao longo do trajeto visitaram-se ruas, como a rua das Flores, a avenida dos Aliados, a rua de Santa Catarina ou a rua Mouzinho da Silveira, registando-se igualmente processos de renovação, reabilitação ou requalificação da cidade. Foram também pontos importantes da visita, a estação de S. Bento, a muralha Fernandina, a praça Almeida Garret,a cadeia da Relação, a Reitoria da Universidade do Porto a praça da Liberdade, a praça da Ribeira, a Sé Catedral, bem como a zona industrial do Porto. Foram observados os inúmeros contrastes entre as diferentes áreas funcionais da cidade, evidenciando-se as características das áreas residenciais visitadas durante o percurso.


Nas diferentes etapas desta visita de estudo cada aluno serviu de guia, tendo a oportunidade de articular os conhecimentos previamente trabalhados com a realidade da cidade, não descurando observar a cidade numa perspetiva crítica e construtiva. De toda a atividade os alunos deram ainda conta num relatório final escrito em Geografia e numa apresentação oral em Inglês.