No Jardim de Sophia: Uma Viagem entre a Literatura e a Ciência
Nos dias 29 e 30 de outubro, os alunos do 8.º ano da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo realizaram uma visita de estudo colaborativa entre as disciplinas de Português e Ciências Naturais ao Jardim Botânico do Porto e à Galeria da Biodiversidade, situada na Casa de Andresen, antiga residência dos avós da escritora portuense Sophia de Mello Breyner Andresen.
Um dos objetivos da atividade foi aprofundar o contacto com o património natural, artístico e literário da cidade, conhecendo o espaço que inspirou algumas das mais conhecidas obras de Sophia, como A Saga, A Floresta e O Rapaz de Bronze.
Durante a visita, os alunos puderam admirar “O desejo de Sophia” – um impressionante esqueleto de uma baleia-azul bebé, com cerca de 15 metros, exposto no átrio da casa — tal como a própria autora profetizara na obra A Saga —, bem como a estátua de bronze no jardim que inspirou uma das personagens de O Rapaz de Bronze.
Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de explorar a riqueza biológica e científica do espaço, numa verdadeira descoberta do Jardim Botânico, componente de relevo da cidade do Porto, bem como conhecer múltiplos aspetos relativos à biodiversidade.
No papel de “paleontólogos por um dia”, os alunos participaram em atividades práticas que lhes permitiram compreender o papel dos fósseis e dos processos de fossilização na reconstituição da história da vida na Terra, identificando ainda as principais eras geológicas.
Esta visita de estudo revelou-se uma experiência enriquecedora e interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos científicos, artísticos e literários, bem como o gosto pela aprendizagem e pela descoberta.