Mais uma vez, alunos do 2º ciclo da EB2/3 de Maria Lamas (5ºAM e 5ºBM)  participaram no Projeto Histórias d´Ajudaris 19 /Tema:" Objetivos do Desenvolvimento Sustentável". A história enviada, da autoria  do 5ºBM, “O Saco de Plástico e o urso Polar “foi selecionada pelo júri e vai ser publicada.


A BE-ML dá os parabéns aos pequenos e jovens autores e agradece a valiosa colaboração e entusiasmo da professora Paula Oliveira que orientou os seus alunos na elaboração da história . A ilustração é da autoria de dois alunos do 9ºAM Lidia Malafaya e Miguel Pitta que também estão de parabéns.

 


O Saco de Plástico e o Urso Polar


Certo dia, um lindo e colorido saco de plástico saiu de um supermercado carregado de compras. Como a manhã estava quente e inundada pelo brilho do sol, resolveu libertar-se de todo o seu peso e passear pela cidade. Passou por milhares de pessoas carregadas de sacos semelhantes a si, embora de outras cores e formatos, e pensou: “Da última vez que aqui passei não éramos tantos!” – E ficou muito feliz por fazer parte de um grupo tão importante e tão numeroso.
Mas, de repente, o vento ciclónico que tinha acordado mal-humorado nessa manhã, levou-o pelo ar.
Voou e tornou a voar durante semanas, até que, finalmente, aterrou no Polo Norte. À sua frente, no meio do gelo, estava um belíssimo urso polar que lhe perguntou:
- Como te atreves a entrar em minha casa? Não te chega o mal que tu e os outros sacos de plástico têm feito ao Planeta?
- Mas eu sou tão útil e tão bonito! – exclamou o saco de plástico.
- Sim, mas isso não é suficiente. – disse o urso polar.
- Como assim? – perguntou o saco de plástico, cada vez mais confuso.
- Tu és feito de um material chamado plástico que está a poluir o nosso planeta e a matá-lo. Queres que eu te mostre?
- Claro que sim. – declarou o saco de plástico.
- Então vem comigo! – disse o urso polar.
Caminharam alguns metros e pararam num local onde o sol incidia com maior intensidade.
- Agora, olha para este pedaço de gelo e observa com atenção. – disse-lhe o urso.
O saco de plástico viu milhares de objetos feitos da sua matéria a poluir as praias e a matar os animais marinhos. Sentiu-se tão triste e envergonhado que disse ao urso polar:
- Vou mudar a minha maneira de ser e dedicar-me mais ao nosso planeta. A partir de hoje passarei a ser um saco de papel.
E com isto despediu-se do urso, feliz com a sua decisão e na tentativa de convencer todos os outros sacos de plástico a fazer o mesmo.

 

Turma do 5º B.M- Prof. Paula Oliveira - EB 2, 3 Maria Lamas – Porto
(Agrupamento Fontes Pereira de Melo)

 

Back to top