A escola Maria Lamas situa-se na Travessa da Prelada, na freguesia de Ramalde, tendo o seu edifício atual sido inaugurado no ano letivo de 1977/1978. Anteriormente funcionou, durante dois  anos, no edifício da Escola Clara de Resende, destinada ao 2º ciclo (ciclo preparatório) sendo uma escola sem autonomia própria, mas com professores de um quadro próprio. A sua patrona, Maria da Conceição Vassalo e Silva da Cunha Lamas (Torres Novas, 6 de outubro 1893 - Lisboa, 6 de dezembro 1983), foi escritora, tradutora, jornalista, e conhecida ativista política feminista portuguesa.


A Escola é uma construção térrea, que se situa nas traseiras da Via de Cintura Interna, murada a toda  a volta, constituída por três pavilhões (A,B  e  C) e um pavilhão gimnodesportivo, sendo envolvida por amplos espaços verdes, com campos de jogos, pista de atletismo e caixa de saltos. No pavilhão A existem 11 salas de  aula, três destinadas a aulas de Educação Visual ou Educação Tecnológica, uma sala de Educação Musical, uma sala de Informática e um laboratório. Nesse pavilhão situam-se, ainda, o bufete dos alunos assim como gabinetes de trabalho.


No pavilhão B existem 10 salas de aula, sendo uma destinada à Educação Especial, uma à Educação Visual ou Educação Tecnológica e uma sala adaptada às aulas de Ciências sem, contudo, poder ser considerada laboratório. Nesse mesmo pavilhão situa-se o centro de recursos, um auditório e uma sala reuniões/multiusos. Há também gabinetes de trabalho destinados aos departamentos e um Gabinete de Atendimento ao Aluno. Todas as salas de aula são equipadas com computadores e projetores, sendo que algumas estão também equipadas com quadros interativos. No pavilhão C, para além de um espaço central polivalente onde se encontra a receção, situam-se os gabinetes da Direção, dos Diretores de Turma e do Serviço de Psicologia e Orientação. É ainda neste pavilhão, que se encontram a secretaria, a cantina e a sala dos professores.

Back to top