• fontes-pereira-melo-1
  • fontes-pereira-melo-2
  • fontes-pereira-melo-3
  • fontes-pereira-melo-4

A escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo surgiu a 4 de novembro de 1968 na Rua do Breiner nº 164, em regime diurno e noturno. No ano letivo 1987/1988 a escola mudou-se para as novas instalações na Rua O 1º de Janeiro, freguesia de Ramalde, onde já funcionava o ensino unificado/secundário e, no ano letivo seguinte, passou a integrar novos cursos Técnico - Profissionais da área da Eletrónica, Mecânica e Informática. A partir do ano 2000 a escola alargou a sua oferta formativa, primeiro com Cursos de Educação e Formação de nível básico, depois com cursos de Educação e Formação de nível secundário e, a partir do ano letivo 2004 - 2005, com os Cursos Profissionais.

O seu patrono, António Maria Fontes Pereira de Melo (Lisboa, 8 de setembro 1818 – 22 de janeiro 1887), foi o estadista português do século XIX tido como o principal promotor da política de melhoramentos materiais. Nessa altura, mais de 1000 operários passam a receber instrução nas escolas industriais que de novo se instituem. No ano letivo de 2009 - 2010 tiveram lugar profundas obras de remodelação ao nível dos quatro blocos de salas de aula e o edifício principal foi construído de raiz e redimensionado.

 

Assim, a Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo é atualmente composta por um edifício principal que constitui o bloco administrativo e outros serviços e espaços, como o bar, o centro de recursos educativos, o pavilhão polivalente,  e ainda os gabinetes da direção e dos diretores de turma e o Serviço de Psicologia e Orientação, no primeiro piso. No segundo piso encontram-se a sala dos professores, a sala de trabalho dos professores, uma sala de reuniões e um auditório. Existem também três blocos idênticos,  com rés-do-chão e dois pisos. No bloco 1 todas as salas de aula têm computador e vídeo-projetor e existem laboratórios com equipamentos próprios e atualizados, onde são lecionadas as disciplinas específicas dos cursos de Ciências e Tecnologias. O bloco 2 destina-se aos alunos dos cursos qualificantes de Informática e Eletrónica e dispõe de equipamentos específicos e atualizados. O bloco 3 destina-se às aulas, clubes e salas de estudo do ensino básico. Todas as salas dispõem de computador e vídeo-projetor e algumas têm também quadros interativos. A escola dispõe ainda de um bloco térreo (bloco  4), o qual está equipado e vocacionado  para as aulas dos cursos de Mecânica e Energias Renováveis.Para além disto, existe também um pavilhão gimnodesportivo com  balneários interiores e exteriores, bem como campos de jogos, pista de atletismo e caixa de saltos.

Back to top