Centro Qualifica

O CQ do Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo é uma  estrutura do Sistema Nacional de Qualificações,  cuja atividade se centra fundamentalmente:

  • Na informação, orientação e encaminhamento de adultos que procurem uma formação escolar, profissional ou de dupla certificação e ou visem uma integração qualificada no mercado de emprego;
  • No desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, adiante designados processos de RVCC, adquiridas pelos adultos ao longo da vida, por vias formais, informais e não formais,nas vertentes escolar(…)” Portaria n.º 232/2016, artigo 2º, de 29 de agosto.

 

Missão do CQ

Os CQ são estruturas destinadas a apoiar adultos (ativos e desempregados) na escolha e acompanhamento de um projecto pessoal de qualificação escolar e profissional para (re)integração no mercado de trabalho e/ou de valorização profissional. Apoia também as empresas / organizações na qualificação e valorização dos seus recursos humanos.


Acolhimento

Inscrição do candidato e seu esclarecimento, considerando a missão e o âmbito de intervenção dos CQ.


Diagnóstico

Análise do perfil do candidato, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas).

 

Destinatários

Adultos com idade superior ou igual a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências e, excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

Informação e Orientação

Identificação de projetos individuais de educação e qualificação profissional, tendo presente opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho.


Encaminhamento

Concretização do encaminhamento do candidato para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de reconhecimento e validação e certificação de competências – RVCC (apenas possível para candidatos adultos. Caso tenham entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada), tendo por base o processo prévio de diagnóstico e orientação.


Reconhecimento e Validação de Competências

Identificação e validação de competências adquiridas pelos adultos ao longo da vida, em contextos de aprendizagem formais, não formais e informais.


Certificação de Competências

Demonstração das competências dos adultos, perante um júri, através da realização de uma prova.

 

 


HORÁRIO

AVISO: Fora deste horário, os candidatos deverão deixar o seu contacto, numa folha própria,
na Portaria.

NOTA: Durante a interrupção das atividades letivas da Escola, o CQ estará encerrado ao público.


CONTACTOS

Tlf.: 226 062 582
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Back to top